quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Profissionais dos corpos de bombeiros Voluntários sem seguro de acidentes profissionais.


A grande maioria dos profissionais dos corpos de bombeiros voluntários podem estar por conta e risco em caso de sofrer um acidente de trabalho na grande maioria das missões atribuídas a actividade de Bombeiro.

O problema deve-se que a grande maioria dos corpos de bombeiros associativos tratar os seus profissionais como meros assalariados, fazendo contratos de trabalho com categorias profissionais como maqueiros, telefonistas, administrativos mecânicos, socorristas ou outras actividades, menos de bombeiro.
Mas toda agente sabe que esses elementos depois durante a sua actividade profissional são bombeiros, actuando em diversas áreas do socorro, como incêndios florestais, urbanos, industriais, acidentes rodoviários etc.

O problema é em caso ocorrer um acidente de trabalho durante essas missões de socorro, o seguro a de acidente profissional recusa-se a pagar qualquer valor ao bombeiro, porque dificilmente se entende o que andava afazer um maqueiro, telefonista, etc., durante o seu horário de trabalho a fazer num incêndio urbano ou outro tipo de ocorrência fora da sua actividade contratual?

Actualmente existem vários bombeiros profissionais dos corpos de bombeiros associativos que sofreram acidentes de trabalho durante o seu horário de trabalho, onde as associações estão a suportar todas as despesas, porque o seguro de acidentes pessoais simplesmente não paga nada.

O mais grave de tudo é que a Liga dos Bombeiros Portugueses, Associação dos Bombeiros Profissionais e directores das associações de bombeiros sabem desse problema e continuam a não fazer nada, porque os valores dos seguros são consideravelmente mais baixo para a actividade contrato de maqueiro ou telefonista do que um contrato de um seguro para a actividade de bombeiro.


Fénix

Sem comentários: