terça-feira, 23 de maio de 2017

Formar para os ver a partir.


A grande maioria dos estagiários a bombeiros não chegam ao fim da recruta, o abandono durante a formação inicial de bombeiros é cerca de 50%, e desses 50%  depois de terem acabado a formação inicial de bombeiros, cerca de 25% abandona os corpos de bombeiros passado o primeiro ano.

Atualmente na sociedade portuguesa existem mais de 50.000 ex. bombeiros e estagiários, que por diversos motivos, alguns denunciados neste blog abandonaram a recruta e os seus corpos de bombeiros, um problema que tem deixado muitos quarteis á beira de rotura operacional.

Essa situação, está a custar ao país centenas de milhares de euros, dinheiros gasto a formar esses cidadãos, porque o tempo de formação e de instrução tem custos, quer financeiros quer sacrifícios pessoais das pessoas que disponibilizam a formar e a instruir essas pessoas, na grande maioria a custos zero sem qualquer retorno operacional.

Neste momento já existem mais civis com formação de bombeiros do que bombeiros no ativo. 

Autor Fénix 
http://voo-da-fenix.blogspot.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Subscrevo e reconheço na integra.
Com a agravante que para colmatar esse abandono prematuro das fileiras, cada vez mais se denota a inexistência de critério de qualidade na admissão a estagiário dos CB´s.
Sinto-o na pele pois como um dos responsáveis da recruta conjunta de um Concelho do Distrito de Lisboa, é com grande tristeza e sentimento de missão não cumprida, que vejo as taxas de retenção dos recém formados Bombeiros de 3ª Classe, a baixar para percentagens que na verdade rondam apenas os 10 a 20%.
Nem sequer quero abordar o tema dos exames Distritais, que provavelmente para colmatar esta "baixa de forma" dos estagiários, reduz a exigência nos exames para níveis abaixo do anedótico.

Cumprimentos,